Levante a mão se você foi pessoalmente vitimado por alvejante. Ugh, é realmente o pior, não é?
Ser loira parece ser tudo diversão e brincadeira até você cair nas mãos de um estilista ruim ou até mesmo de uma tintura caseira que dá errado.
E se você está lidando com cabelos descoloridos e danificados, não se preocupe, pois temos alguns conselhos e dicas para compartilhar. Tiffanie Richardscolorista mestre do Louise O’Conner Salon, compartilhou abaixo suas ideias sobre reabilitação de cabelos descoloridos!
Tudo sobre cabelos descoloridos e danificados
Se você tem um palpite de que seu cabelo descolorido está danificado, achamos que você deve confiar em seu instinto. De pontas quebradiças a queda de cabelo, cabelos descoloridos danificados são geralmente bem fáceis de detectar.
“Suas pontas sempre serão um sinal revelador de que seu cabelo está danificado”, acrescenta Richards. “Se você perceber que suas pontas estão literalmente partidas, é hora de cortar. Para danos mais intensos, você notará enquanto seu cabelo estiver molhado. Ele terá uma textura/aparência de algodão e será elástico. Cabelo saudável não deve ser capaz de ser esticado como um pedaço de borracha, enquanto o cabelo danificado terá um alongamento estranho.”
O que fazer se você danificar seu cabelo com descolorante
Se você acidentalmente danificar seu cabelo com descolorante, a regra número um é deixá-lo sozinho e sob não as circunstâncias acrescentam mais cor para “consertar”.
Em vez disso, Richards diz: “Não entre em pânico e NÃO escove ou toque demais. Deixe seu cabelo sozinho o máximo possível. Existem muitos produtos no mercado agora, como Olaplex, para ajudar imediatamente a reconstruir seu cabelo. Quanto mais cedo você agir, maior será a chance de reparo. Além disso, o corte de cabelo óbvio é recomendado.”
O ruim sobre os danos causados pelo descolorante é que é bem impossível reverter depois que o ato é feito, no entanto, há certas coisas que você pode ter em mente para evitar mais danos. Como mencionamos antes, não adicione mais descolorante ao seu cabelo.
Além disso, você vai querer evitar modelar com calor o máximo que puder. “Se seu cabelo já estiver em um estado pegajoso enquanto molhado, significa que ele não tem nenhum tipo de hidratação”, compartilha Richards. “Modelar com calor vai aumentar ainda mais essa desidratação.”
O Processo de Recuperação
Apertem os cintos, porque reabilitar cabelos descoloridos danificados é uma maratona, não uma corrida de velocidade. A triste realidade é que o processo de recuperação pode levar anos, dependendo do comprimento e da textura do seu cabelo.
No entanto, para ajudar a acelerar o processo e devolver ao seu cabelo sua natureza sedosa, volumosa e saudável, o importante é focar na reconstrução.
Richards nos diz: “As chances do cabelo 100% reconstruir são mínimas ou nulas. Quando ocorre dano causado por clareador, você só pode tentar preservar e deixar crescer. Paciência é realmente essencial nessas situações. Além disso, menos é mais. Hidratação é extremamente importante, NÃO use calor e hesite quando se trata de rabos de cavalo ou coques apertados.”
Se você está procurando tratamentos para adicionar à sua rotina de cuidados com os cabelos, sugerimos que você dê uma olhada em Olaplex e Keratin.
Richards concorda, dizendo-nos: “Tratamentos com queratina, como Lácio são ótimas para cabelos danificados. Isso ajudará a reconstruir a queratina perdida e será muito mais fácil de manusear para modelar, resultando em menos modelagem com calor. Deixe seu estilista saber que você quer ser gentil e ele fará o tratamento de queratina com um calor mais baixo enquanto passa a chapinha.”
Ela também fala sobre Olaplex, afirmando: “Produtos como Olaplex são criados para ajudar a PREVENIR danos. Não é um bálsamo milagroso que pode reverter magicamente danos que já foram causados. Pode ajudar a fazer com que pareça administrável, mas tenha expectativas realistas.”
Invista em produtos bons para cabelos danificados
Ao lidar com cabelos descoloridos danificados, a reabilitação vai exigir paciência e os melhores produtos disponíveis no mercado. De xampu a condicionador, máscaras e até mesmo condicionador leave-in, há alguns produtos que achamos que você definitivamente deveria ter em mãos.
Ao comprar esses produtos, Richards sugere procurar “palavras como hidratação, umidade e reparação”. Ela continua dizendo: “Evite muitos produtos à base de proteína. Embora um pouco de proteína seja ótimo para reparar, muita proteína causará mais fragilidade. Procure um tratamento leave-in para depois do banho também. Hask tem um tratamento leave-in feito com óleo de argan. Este produto também protege contra danos causados pelo calor, o que definitivamente será necessário.”
Outro produto que você vai se beneficiar é uma máscara capilar, que recomendamos usar semanalmente. Richards nos conta que seu favorito é Tratamento de reparo de vínculo Kitsch ($12), dizendo, “Isso é feito com uma proteína vegana parecida com queratina que ajuda a selar a cutícula do cabelo. Esta máscara deixa o cabelo supermacio e com sensação de saúde após apenas um uso.”
Cortar ou não cortar?
Se você notou que seu cabelo parece menos grosso e que sua escova está pegando uma quantidade maior do que o normal de seus fios, talvez seja melhor considerar cortá-lo.
No entanto, se você cortasse todos do dano, você não ficaria com muito. Então sugerimos tirar as pontas do cabelo que estão mais quebradas.
E com o passar dos meses, você notará mais crescimento de pelos, o que significa que você pode continuar cortando as pontas mortas.