As ondas dos dedos são um penteado minimalista, mas elegante. Assim como rabos de cavalo elegantes e bobs clássicos, eles sempre foram deslumbrantes. Eles datam da década de 1920, com estrelas como Josephine Baker e Bette Davis fazendo parte de seu visual exclusivo. Desde então, este penteado manteve-se proeminente com ícones contemporâneos como Zendaya, Jodie Turner-Smith, etc., marcando presença com eles. Mas o que os torna atraentes, você se pergunta?
Um dos motivos é sua versatilidade. Nas palavras de Essence Gant, jornalista de beleza e estilo de vida da Byrdie:
“A beleza das ondas dos dedos é que elas proporcionam mais alcance do que se poderia imaginar inicialmente. Quer seu cabelo seja curto, médio ou longo, as maneiras pelas quais você pode usar o estilo esculpido são aparentemente infinitas.”
A seguir, mostramos coisas mais fascinantes sobre esse penteado vintage, incluindo as lindas maneiras aprovadas pelos estilistas de arrasar com ele hoje.
O que são ondas de dedo?
Este penteado envolve moldar o cabelo em padrões definidos em forma de S que ficam planos na cabeça, perto do couro cabeludo. Tornou-se popular nas décadas de 1920 e 30 e voltou (embora nunca tenha saído) com força. E então, nos anos 90, celebridades como Madonna e Missy Eliott transformaram isso em tendência, catapultando o ‘fazer’ de volta à cultura dominante. Mais de três décadas depois, as ondas dos dedos ainda dominam o cenário da beleza.
Embora possa parecer complicado, na verdade é simples de criar. Você só precisa dos dedos, de um pente e de alguns produtos e ferramentas de modelagem.
Este penteado é o seu ingresso para usar um look retrô ou de inspiração vintage de maneira contemporânea. Muitas celebridades arrasam em eventos formais, exalando um ar inegável de sofisticação e glamour.
LEIA TAMBÉM: Layered Bob: 28 ideias arrebatadoras para um novo visual
Quais tipos de cabelo são melhores para as ondas dos dedos?
Ondas de dedo podem ser criadas em vários tipos e texturas de cabelo. No entanto, eles prosperam melhor em certas características do cabelo. Por exemplo, normalmente funciona melhor em cabelos curtos a médios, relaxados e de textura fina. Se o cabelo for mais comprido, pode ser difícil manipular todo ele no padrão de onda desejado.
Além disso, o estilo também funciona em cabelos lisos ou levemente ondulados ou com cachos mais soltos. Cabelo extremamente grosso ou cacheado será difícil de manipular em ondas–especialmente se você não estiver usando calor–uma vez que já possuem um padrão de ondulação definido.
Independentemente disso, as versões modernas deste penteado mostram que você pode adaptá-lo para se adequar a diversas texturas e comprimentos.
Materiais para criar ondas de dedos
Este penteado é quase impossível de conseguir sem os produtos e ferramentas de modelagem corretos. Eles incluem:
- Pente de rabo de rato: para criar uma separação precisa.
- Pente de dentes finos: para alisar o gel e a mousse no cabelo e trabalhar com os dedos para fazer aquelas ondas elegantes em “S”.
- Gel modelador: para criar estrutura e fixação que durará sem frisar ou cair.
- Mousse: para dar aquelas ondas suaves, definidas e hidratadas.
- Clipes de bico de pato: para manter as ondas no lugar.
- Laca para cabelo: para dar retoques finais e criar uma fixação duradoura.
- Secador/secador ao ar: para ajudar a definir seu estilo.
Como criar ondas de dedo
Prepare seu cabelo
Limpe e condicione o cabelo para ter certeza de ter uma base limpa e hidratada para esse penteado. Após a lavagem, aplique condicionador e óleo sem enxágue para combater o frizz, suavizar a cutícula e hidratar o cabelo.
Aplique seus produtos
Aplique mousse ou gel de cabelo para esculpir as ondas do couro cabeludo. Se estiver usando mousse, aplique uma boa quantidade no cabelo para ter umidade suficiente para criar ondas sem emaranhar o cabelo. Pode ser necessário reaplicar conforme avança.
Para alguns tipos de cabelo, apenas a mousse pode resolver o problema. Mas se você estiver usando gel de cabelo, aplique o suficiente para garantir que os fios permaneçam no lugar. O gel ajuda a criar estrutura e oferece fixação duradoura sem frizz.
Sinta-se à vontade para combinar mousse e gel de cabelo para obter os melhores resultados. A quantidade de cada produto modelador que você usará depende principalmente do seu tipo de cabelo. Mas geralmente, quanto mais mousse você aplica, mais lisas serão suas ondas.
Divida seu cabelo
Aplique seus produtos de modelagem nos fios limpos e úmidos com os dedos. Em seguida, divida o cabelo na direção desejada com o pente. Pode ser uma parte central, uma parte lateral ou uma parte descentralizada para um visual clássico. Em seguida, pegue seu pente de dentes finos e rabo de rato para alisar as laterais, endireitar a peça e manter as ondas.
Crie uma forma de C
Pressione o dedo contra a cabeça ao lado da mecha, começando em um lado do cabelo. Com a outra mão, use um pente para empurrar o cabelo para a frente e criar um formato curvilíneo que lembra a letra “C”. Repita isso quantas vezes em todo o cabelo até cobrir todas as mechas.
Molde suas ondas em forma de S
Mova o dedo para o outro lado do “C” que você acabou de criar. Em seguida, usando o pente, empurre o cabelo para trás na direção oposta. Enquanto estiver fazendo isso, tome cuidado para não alterar a primeira forma que você criou.
Repita isso por toda a cabeça até a nuca até que as ondas fiquem perfeitas.
Seque seu cabelo
Depois de aperfeiçoar as ondas, secar os cabelos é essencial para fixá-las. Para isso, você pode deixar o cabelo secar sozinho. Mas como isso pode levar uma eternidade, especialmente se você estiver com pressa, use um secador de cabelo e um difusor ou sente-se sob um secador com capuz para definir cada onda completamente. Além disso, se o tempo permitir, use uma bandagem na cabeça até que seu estilo defina.
Seguir instruções escritas não é a maneira mais fácil de aprender a fazer ondas com os dedos. Então, se preferir um guia visual, assista ao vídeo abaixo.
Lindos estilos de ondas de dedo que ficarão perfeitos em você
Esse penteado super lindo é o seu companheiro perfeito para os dias em que você quer que seu vestido chame mais atenção. Você pode tê-lo em diferentes cores, comprimentos e detalhes. Por exemplo, se o seu cabelo for grosso, ondas volumosas com os dedos funcionarão para você. Você também pode combiná-lo com outros penteados como pixie, bob ou mullet em diferentes comprimentos e partes.
LEIA TAMBÉM: Corte de lobo para mulheres: 24 ideias estilosas para embelezar seu cabelo
Abaixo, reunimos as informações mais fofas para dar a você um visual hipnotizante e atemporal. Depois de recriá-los, lembre-se de usar um lenço / touca de seda ou cetim antes de dormir, pois ajudam a preservar o penteado e a reter a umidade.