Não há nada como a sensação de cabelos recém-coloridos — vibrantes, brilhantes e muito mais macios e suaves do que o normal. Irritantemente, essa sensação desaparece muito rápido — junto com sua cor perfeita e, naturalmente, queremos tingi-lo novamente imediatamente.
Mas isso está causando estragos em seus cabelos?
Do cabelo loiro e castanho clássico aos tons pastel ousados e brilhantes, todos nós temos a mesma dúvida: com que frequência você pode pintar o cabelo com segurança?
Nós nos aprofundamos no assunto para obter as respostas de uma vez por todas.
O que a tintura de cabelo faz com seu cabelo?
Não importa se você é novato em tingir o cabelo ou se vem mascarando seu tom natural há anos, você provavelmente já percebeu que a tintura afeta não apenas a cor, mas também a condição do seu cabelo.
Às vezes, depende do tipo de tinta que você escolhe, mas a frequência com que você pinta o cabelo também pode ser a culpada. Vamos dar uma olhada mais de perto nos tipos mais comuns de tinta e como usá-los com segurança.
Tintura de cabelo com lavagem e enxágue (tintura de cabelo temporária)
Bastante autoexplicativo pelo nome, essa tintura temporária deve durar no seu cabelo por apenas uma lavagem. Observe que dizemos isso deve porque, embora não seja exatamente forte, tende a durar mais do que isso.
Não dizemos isso para te desanimar, tintura temporária de cabelo é sempre divertida e uma ótima maneira sem danos de experimentar um novo tom com quase zero compromisso. Como quando você de repente acha que está destinada a ser ruiva (e percebe imediatamente que não é!), você só tem que viver com isso por alguns dias.
Só não se surpreenda se você ainda puder ver traços da cor mesmo depois de várias lavagens. Isso é especialmente verdadeiro para cabelos loiros descoloridos, que são muito mais porosos e podem segurar a tinta por mais tempo.
Quanto ao seu efeito na condição do seu cabelo? Pense na coloração temporária mais como uma tonalidade do que como uma tintura. Elas não contêm descolorantes ou reveladores, então você não deve notar nenhuma diferença.
E com que frequência você pode usar tintura de cabelo temporária? Quantas vezes você quiser.
Embora não o recomendemos do ponto de vista da cor (espere resultados imprevisíveis se usá-lo sem parar!), do ponto de vista dos danos, não deve haver problemas.
Se notar qualquer ressecamento temporário, especialmente nas pontas, pare de usá-lo por um tempo. Entregue-se a uma ou duas máscaras capilares semanais para restaurar e trazer a umidade de volta ao seu cabelo.
Tintura de cabelo semipermanente
Assim como as cores wash-in-wash-out, as tinturas de cabelo semipermanentes não contêm reveladores. Essas são substâncias químicas como amônia e peróxido encontradas em tinturas mais fortes e permanentes.
Por isso, essas tinturas se desenvolvem em cima da cutícula do cabelo, em vez de dentro dela. Elas duram mais do que as tinturas temporárias, mas nem de longe duram tanto quanto as permanentes. Com isso em mente, elas são ótimas para retoques de raiz e para dar a novas cores em potencial um teste justo.
Com que frequência você pode usar com segurança uma coloração semipermanente? Como ela não perturba a cutícula do cabelo, você deve estar bem para usar essa tinta quinzenalmente – essencial para a manutenção da raiz! Apenas fique de olho na condição do seu cabelo e esteja ciente de quaisquer mudanças.
Embora não cause nenhum dano duradouro, a tintura de cabelo semipermanente pode remover os óleos naturais do seu cabelo. Você pode notar que seu cabelo fica mais seco após o uso.
Além disso, como não duram tanto, exigem aplicações mais frequentes, o que pode deixar seu cabelo opaco e sem vida. Mas as tinturas semipermanentes causam algum dano duradouro? Isso é muito improvável.
Uma ótima rotina de condicionamento, algumas máscaras hidratantes e menos uso de calor para modelar os cabelos por uma ou duas semanas devem trazê-lo de volta à vida.
Tintura de Cabelo Demi Permanente
Em algum lugar entre semipermanentes e permanentes, você encontrará tinturas Demi-permanentes. Essas fórmulas contêm reveladores, mas em baixa concentração.
Os reveladores levantam a cutícula do cabelo para que a tinta possa penetrar e ser absorvida pelos fios, no entanto, a cor dura apenas entre 12-24 lavagens. Tudo depende da força do revelador e da condição do seu cabelo.
Se seus cabelos não forem tocados, a tinta provavelmente sairá mais rápido do que se você tiver cabelos descoloridos mais porosos, por exemplo.
Como elas desbotam gradualmente e eventualmente saem completamente, elas são usadas para escurecer o cabelo em vez de clareá-lo. Escolha tinturas demipermanentes para cobrir cabelos grisalhos indesejados ou para obter um tom mais rico da sua cor natural de cabelo. Espere no mínimo quatro semanas, mas de preferência seis entre os tratamentos.
Tintura de cabelo permanente
Para a opção de coloração capilar mais forte, tintura permanente. Assim como as fórmulas Demi-permanentes, as tinturas permanentes contêm reveladores, como peróxido ou amônia, mas em quantidades muito maiores.
Essas substâncias químicas trabalham para inchar seus fios e abrir a cutícula do cabelo. O processo removerá seu pigmento natural do cabelo e depositará a nova cor em seu lugar. Essas tinturas, portanto, podem desbotar com o tempo, mas você nunca pode lavá-las completamente, portanto – permanentes.
Você pode usar tinta permanente para clarear ou escurecer o cabelo, o que as torna tão populares. A desvantagem?
A força da tintura permanente pode interferir na estrutura natural do seu cabelo e nas proteínas delicadas. As mudanças que ela faz tanto na haste interna quanto externa do cabelo podem deixar danos duradouros, com sua juba outrora lustrosa se tornando irreversivelmente seca e suscetível à quebra.
Por esse motivo, recomendamos fortemente esperar um mínimo de 6 a 8 semanas entre as sessões de coloração capilar. Enquanto isso, você sempre pode solicitar uma tintura semipermanente para retocar suas raízes e cobrir os fios brancos indesejados.
Com que frequência você pode descolorir o cabelo com segurança?
Não importa se você está descolorindo o cabelo para deixá-lo loiro ou preparando-o para um tom mais colorido por cima, essa técnica de clareamento é notoriamente prejudicial.
Assim como a tintura permanente para cabelo, o descolorante incha e interrompe a estrutura natural do seu cabelo para levantar e clarear o pigmento. Isso pode causar mudanças permanentes em suas mechas, deixando-as mais secas, crespas e fracas.
Com tudo isso em mente, recomendamos fortemente esperar pelo menos 8 semanas entre as sessões de descoloração. Isso dará tempo para seu cabelo se recuperar, restaurar seus óleos naturais e ganhar de volta toda a umidade perdida por meio de tratamentos de condicionamento e modelagem suave.
Os sinais de danos causados pela descoloração e pela coloração permanente do cabelo incluem:
- Secura
- Fios quebradiços
- Cor opaca
- Excesso de frizz
- Estalando
- Pontas duplas
- Cabelo excessivamente elástico (devido à perda de proteína)
Se você estiver sentindo algum desses sintomas capilares, trabalhe com seu estilista para restaurar a saúde do seu cabelo. Sabemos que é difícil, mas, por enquanto, esqueça descoloração ou tintura. Isso pode facilmente agravar o problema e deixar seu cabelo danificado além do reparo!
É tinta de caixa Realmente Isso é ruim para o seu cabelo?
Por mais que gostaríamos de dizer que as cores de caixa são perfeitamente seguras e não danificam seu cabelo, elas costumam ser mais baratas do que uma ida ao salão por um motivo. Claro, você não está pagando para ninguém aplicar a tinta, você mesmo fará essa parte, o que torna essa opção instantaneamente mais barata.
Mas o que realmente estamos falando é sobre a qualidade da fórmula. Tinturas de caixa, diferentemente da maioria das tinturas de salão, usam ingredientes mais baratos e frequentemente mais prejudiciais.
O outro problema com as tinturas de caixa? Poucos de nós somos profissionais treinados e, apesar das fotos promissoras na caixa, não temos ideia real de como uma determinada cor vai se adaptar ao nosso tom existente.
Costuma-se dizer que uma tintura de caixa de cinco dólares pode custar cem vezes mais em taxas de salão se você acabar precisando de um profissional para corrigir a cor do seu cabelo. Embora você possa ter sorte e encontrar uma fórmula que goste que não altere a condição do seu cabelo, se der errado, em nossa experiência, nunca é uma solução fácil.
Dica profissional: não se iluda pensando que outra tintura de caixa vai resolver o problema. Isso geralmente piora as coisas. Não só para você, mas também para o pobre colorista de cabelo que tem que tentar remover várias camadas de cor ao longo do caminho.
Dito isso, pintar o cabelo em um salão é certamente um luxo. Muitas de nós simplesmente não podem pagar por manutenção regular a preços tão altos e as tinturas de caixa são nossa única opção viável. Se isso for verdade para você, temos algumas dicas sobre como escolher uma boa!
Procure fórmulas não tóxicas – Tinturas com ingredientes naturais serão mais gentis com seu cabelo.
Ler avaliações – as mídias sociais podem ser uma grande perda de tempo – também podem ser um ótimo lugar para obter várias opiniões sobre produtos para cabelo.
Evite amônia – Se possível, esqueça tinturas que contenham amônia e álcool, que podem ressecar seus cabelos quase instantaneamente.
Procure ingredientes nutritivos – Enquanto alguns ingredientes de tintura estragam o cabelo, outros ajudam a revitalizá-lo. Tinturas contendo manteiga de karité, queratina, óleo de argan, extratos de plantas ou óleos essenciais são nossa escolha número um.
Sempre faça um teste de remendo
Nosso conselho mais importante sobre tintura de cabelo? Se você decidir usar uma tintura de caixa, sempre (e queremos dizer sempre) faça um teste de remendo. É tentador pular esta etapa quando você está animado com uma nova cor de cabelo? Claro. Vale a pena correr o risco de uma reação alérgica? Nunca.
Mesmo que você esteja usando uma tinta que já usou muitas vezes antes, sempre carregue um teste de contato conforme as instruções da caixa. Os ingredientes ou suas quantidades podem ter mudado desde a última vez que você usou e você pode reagir de forma diferente à tinta desta vez.
Se você estiver pintando seu cabelo com um profissional, ele também deve sempre insistir em um teste de mecha pelo menos 24 horas antes do seu agendamento. Se não o fizerem, recomendamos fortemente que você mesmo solicite um.