Somos só nós ou todo mundo, e queremos dizer todo mundo, vai se cortar neste verão?
Até mesmo celebridades famosas por seus icônicos cabelos longos (Margot Robbie, Lily Collins, Jennifer Aniston — e poderíamos continuar!) se despediram deles em favor dos cortes mais chiques, na altura dos lábios e do queixo.
A questão é: essas fotos de inspiração fizeram você questionar o comprimento do seu cabelo?
Estamos muito perto de marcar um horário no salão, mas sabemos que há muito a considerar antes de decidirmos.
Nosso conselho? Leia nossas principais dicas e tome uma decisão informada antes de, bem, sejamos honestos, provavelmente vá em frente e faça isso de qualquer maneira!
1) Cabelo curto combina com o formato do meu rosto?
Sim. Mas você precisa encontrar o corte certo. Como em qualquer corte de cabelo, é importante pensar no formato do seu rosto e como um novo estilo pode emoldurar e complementar suas características.
A maneira mais simples de escolher o estilo certo para você? Consulte seu estilista.
Capture a tela, salve e fixe todos os seus penteados favoritos desta página e de outros lugares e pergunte o que eles acham, faça disso um esforço colaborativo. Nosso guia sobre como escolher o corte de cabelo certo para o formato do seu rosto também pode ajudar!
2) Você está pronto para a manutenção?
Recomendamos manter-se em dia com aparas regulares para manter seu cabelo saudável, não importa o comprimento. No entanto, quando seu cabelo é mais longo, você pode deixá-lo uma ou duas semanas a mais (ou mais) sem que isso afete a aparência do seu estilo escolhido.
Mas com cabelos mais curtos, especialmente bobs, essas poucas semanas extras podem alterar completamente o formato. Bobs na altura dos lábios atingem aquele estágio estranho entre sua boca e sua linha do maxilar. Bobs mais longos perdem sua ponta mais curta, mas ainda não são longos o suficiente para serem um lob.
Então você vai conseguir/querer ficar em cima de aparar regularmente a cada 4-6 semanas? Pense nisso antes de cortar seu comprimento.
3) Você provavelmente terá que lavar o cabelo com mais frequência
A menos que você seque seus cachos exclusivamente ao ar livre (bom trabalho), o dia da lavagem pode ser irritantemente demorado. Não tanto a parte do xampu e do condicionador, mas a secagem e o penteado depois. Infelizmente, se seu cabelo for curto, você provavelmente terá que lavá-lo com mais frequência.
Por quê? Não importa o comprimento do seu cabelo, seu couro cabeludo produzirá a mesma quantidade de óleos naturais. Com menos cabelo para absorver esses óleos à medida que eles percorrem do seu couro cabeludo até as pontas do seu cabelo, você verá que suas mechas ficarão mais oleosas mais rápido.
O lado positivo é que você terá menos cabelo para lavar e pentear, o que pode, dependendo do estilo escolhido, ajudar a recuperar o tempo perdido.
4) Você pode precisar mudar seus produtos e rotina de cuidados com o cabelo
Mudar o comprimento do seu cabelo não pode exatamente alterar a textura do seu cabelo, mas pode mudar a maneira como ele se comporta. Cabelos mais curtos, como mencionamos, podem ficar oleosos mais rápido. Enquanto isso, ondas e padrões de cachos ficarão mais firmes e elásticos.
Os produtos que você usou antes podem ser muito pesados para seus novos cabelos mais curtos. Se for o caso, você precisará optar por novas fórmulas com texturas e ingredientes leves para manter seu cabelo leve, mas com movimento.
5) Pode levar mais tempo para estilizar
Um equívoco comum com cortes de cabelo mais curtos é que eles serão mais fáceis de estilizar. No entanto, com menos cabelo para brincar, você geralmente precisa ser mais preciso para acertar o estilo.
Isso, somado ao fato de que você estará usando um corte de cabelo totalmente diferente do que está acostumado, significa que talvez você queira reservar um pouco mais de tempo pela manhã.
6) Pode ser a melhor decisão que você já tomou
Apesar do que pode parecer uma série de pontos negativos na lista até agora, cortar o cabelo curto pode ser a melhor decisão que você já tomou para o seu cabelo, e aqui está o porquê…
7) Diga adeus às pontas duplas
A grande vantagem de um corte de cabelo mais curto? Todas as suas pontas duplas e danificadas somem em um corte rápido!
Mesmo que você não goste do resultado e queira deixar o cabelo crescer alguns centímetros, você ficará feliz com um corte mais curto, pois seu cabelo ficará incrivelmente saudável depois.
8) Poderia economizar dinheiro
Menos cabelo = menos uso de produtos para o cabelo. Sim, você pode ter o mesmo número de produtos, mas usará menos de cada um deles na sua nova rotina de cuidados com o cabelo.
Menos xampu e condicionador no chuveiro, menos sprays de protetor de calor e uma quantidade menor de seus óleos e séruns favoritos. Você entendeu!
9) Não mais “e se”
Você sempre quis tentar um cabelo mais curto, mas se preocupa em se arrepender da decisão? Nós entendemos, mas não deixe o medo te impedir. Sentar-se sob uma capa na cadeira do salão e ver seu cabelo longo cair no chão pode ser assustador. Mas também pode ser muito fortalecedor.
O cabelo cresce e se você decidir que realmente não gosta dele, você pode deixá-lo crescer. Pelo menos você saberá de uma vez por todas como se sente sobre ele.
Nosso conselho? Não vá de mechas na altura da parte inferior das costas para um corte bob na altura dos lábios – a menos que você se sinta totalmente em paz com qualquer resultado.
Experimente um corte liso na altura dos ombros ou um lob e, se você gostar, arrisque-se com um Bob. Você pode até decidir ir mais curto ali mesmo na sua consulta, mas peça ao seu estilista para cortar menos comprimento no começo para que você possa tomar uma decisão mais informada.